FICA AHI PRA IR DIZENDO

Sunday, November 12, 2006

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA VALORIZA ETNIAS EM PELOTAS

por Vilmarise Franceschi

Photobucket - Video and Image Hosting
Daniel Amaro

Valorizar a cultura e a história do povo negro é o principal objetivo das atividades comemorativas à Semana da Consciência Negra, que acontece em Pelotas de 14 a 20 de novembro. Os eventos diversos e a programação descentralizada devem facilitar o acesso da comunidade e aumentar a participação para as discussões em torno do tema. A abertura oficial do evento está marcada para dia 16, às 9h no salão nobre da prefeitura municipal.

Pelotas é considerada a cidade com maior número de negros no RS. A base para esta afirmação vem do tempo dos escravos. Dados históricos apontam que em 1833, a população de escravos era de 5.169 pessoas para 3.555 homens livres e 1.136 libertos. Os dados atuais reforçam esta tese. Segundo o coordenador do afro-descendente da secretaria de Projetos Especiais, Daniel Amaro, este ano a organização do evento teve ampla participação de entidades e pessoas que trabalham ou se identificam com a causa. “A organização da semana foi extremamente democrática. Com apoio da comunidade montamos uma programação variada e que vai valorizar a etnia negra em diversos campos”, destacou.

A arte feita na periferia será levada ao palco do teatro, hoje mais popular, mas em outras épocas construído para abrigar peças e óperas da alta sociedade. Artistas da terceira idade vão cantar rap, a música de protesto dos jovens e a produção intelectual e artística e os estudos sobre o tema serão levados às mais diversas instituições como escolas, clubes de bairro e associações. Personalidades da etnia negra serão destacados e homenageados e a história do povo negro preencherá cada canto da cidade.

A primeira atividade da semana será a escolha da “Mais Bela Negra e Negro de Pelotas”. O evento organizado pela New Life Produções vai reunir as beldades no Clube Cultural Fica Ahí, à partir das 21h. Dia 16, quinta-feira a abertura oficial no salão nobre da prefeitura, vai reunir autoridades e a comunidade para apreciar a apresentação do Coral do Cetres e as palestras dos professores Marielda Barcellos e Fábio Gonçalves. O encerramento da cerimônia será com a apresentação do Grupo Nossas Raízes, do Cerenepe. Durante a semana escolas estaduais e municipais vão receber oficinas de dança afro, hip-hop, grafite, história em quadrinhos e percussão. Ainda no dia 16 jornalistas integrantes do Núcleo de Comunicadores Afro-brasileiros do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS fazem um bate-papo sobre o negro na mídia. A conversa está agendada para às 20h, no Clube Cultural Fica Ahí.

www.pelotas.rs.gov.br

0 Comments:

Post a Comment

<< Home