FICA AHI PRA IR DIZENDO

Wednesday, July 25, 2007

PELOTAS REALIZA IV MOSTRA DE TEATRO E DANÇA DE ORIGEM AFRICANA

De 2 a 4 de novembro, acontece em Pelotas a Mostra no Theatro Sete de Abril e no Clube Cultural Fica Ahi.

por Fabiana Santos, presidente da comissão organizadora da Mostra

A Mostra de Origem Africana surgiu na pretensão de catalogar e incentivar grupos e companhias de dança e teatro locais, que trabalhassem com a temática negra, e ainda, proporcionar um espaço cultural de divulgação dos trabalhos desenvolvidos por parte da classe artística da cidade.

Na sua primeira edição, a mostra que teve como parceiro o Clube Cultural Fica Aí, local onde foi realizada, contou com a participação de 6 grupos locais (5 de dança e 1 de teatro).

No ano de 2005, em parceria firmada entre a Cia. de Dança Afro Daniel Amaro, Clube Cultural Fica Aí, Secretaria Municipal de Cultura, Universidade Católica de Pelotas, Posto da Figueira e Doçaria Pelotense, aconteceu a II edição da mostra, com um objetivo a mais que os iniciais, o de promover o intercâmbio entre grupos e cias. do país, como forma de demonstrar a possibilidade de profissionalização a partir da promoção da cultura afro-brasileira.

Nesse ano o número de companhias participantes cresceu de 6 para 10, contando com a apresentação de grupos oriundos de São Lourenço do Sul, Porto Alegre, Santa Vitória do Palmar e Rio de Janeiro, além das cias. de Pelotas.

Para a realização da mostra de 2006, a coordenação do evento se articulou desde o início do ano, e desta forma, além de buscar novos incentivos, reafirmou compromisso com os parceiros do ano anterior, considerando o crescimento do evento a cada ano, uma vez que passou a contar com a participação de grupos e Cias. de fora da cidade e do estado, o que ocasionou o enriquecimento do cenário artístico cultural pelotense, uma vez que possibilitou às cias. locais um aprendizado imensurável com relação ao profissionalismo da dança e teatro de origem africana.

Para 2007 o evento pretende destacar, além da dança, os conhecimento e técnicas na área do Teatro, viabilizando uma oficina voltada para os participantes da Mostra e comunidade no geral.

Importante salientar que, a iniciativa de convidar grupos de fora do estado e o crescimento da mostra só foi possível em função da Cia. de Dança Afro Daniel Amaro ter sido convidada para então participar do I e II Fórum de Performance Negra - Salvador - Junho/2005 e Agosto/2006, evento que permitiu o intercâmbio entre dezenas de cias. brasileiras que trabalham com a mesma temática.


****************

Oficina/Debate:
03 e 04 de novembro de 2007

Cia. Aérea de Dança/RJ
“Fértil” – Oficina de samba-dança para mulheres

A dança através do mexe-mexe, do bole-bole e do balacobaco do samba.

Sem estereótipos, esta oficina traça um caminho corporal de origem africana, que influenciado pela estética européia, gerou uma dança que tem em sua essência a força e o poder da terra fértil.

Duração: 02 aulas/90 minutos
Dirigida ao público feminino.

“Ginga” – Oficina de samba-dança para homens

Embalando com o legado corporal dos bambas. Esta oficina desvenda o que há por trás do encantamento dos gestos dos malandros, personagem da vida urbana carioca que, com sua figura ambígua estilizou gestos e hábitos da alta sociedade. Sua habilidade corporal extremamente ligada a sua condição viril está baseada em técnicas e fundamentos abordados nesta oficina.

Duração: 02 aulas/90minutos
Dirigida ao público masculino.

Todos os cursos são ministrados por João Carlos Ramos e assistidos por Michelle Reis e/ou Flávia Valente

João Carlos Ramos
Carioca, começou a dançar nos concursos das Discos dos clubes do subúrbio do Rio de Janeiro, e como organizador de grupos amadores de dança de sua região. Aos 19 anos ingressou no Grupo Coringa da coreógrafa Graciela Figueroa. Com atuação no Brasil, Europa e Estados Unidos diversificou seu trabalho em diversas áreas realizando coreografias para teatro e musicais como “Fica Comigo Esta noite” e "ARN" da Intrépida Trupe, shows e vídeos-clipe de Jorge Benjor, Lulu Santos, Zeca Pagodinho e Paulo Moura. Seu trabalho como coreógrafo mais recente foi “Brasil Brasileiro” de Cláudio Segovia, apresentado em Paris, Lyon, Barcelona e Londres.

Michelle Reis
Filha de uma das mais tradicionais famílias representantes do samba das gafieiras cariocas, “Os Irmãos Reis”. Sua formação se baseia na convivência profissional com sua família, aos 03 anos de aulas de ballet na Academia Jonhy Franklin e há dez anos como integrante da Cia Aérea de Dança.

Flávia Valente
Bailarina, formada em dança pela Universidade (UFRJ), também dá aulas e tem um trabalho de pesquisa no tango há mais de onze anos. Participou por três anos da Cia de Dança da Cidade, que tem um enfoque na re-montagem de repertórios dos principais coreógrafos contemporâneos, como Lia Rodrigues, João Saldanha, Graciela Figueroa, entre outros.

Espetáculo apresentado pela Cia. Aérea de Dança

Espetáculo “Gaffi”

A Cia Aérea de Dança foi buscar no ambiente multifacetado das gafieiras, a matéria-prima para desenvolver “Gaffi”. O homem e a mulher, o negro e o branco, o ritmo e a poesia, o amor e a dor. No universo dual das gafieiras, não importa o lugar, estes “opostos/complementares” sempre se encontram. Músicas como “Matriz ou filial” de Lupcínio Rodrigues e “Ternura” de K-Ximbinho fazem parte de uma trilha sonora que vai desde bate papos pela internet até conversas ao vivo com o público servindo de fundo para a execução de uma coreografia.

O espetáculo é interpretado pelos três bailarinos da Cia – Flávia Valente, João Carlos Ramos e Michelle Reis que com um vocabulário de movimentos originais, passeiam por diversas situações existentes na relação triangular que permeiam os três personagens num salão de gafieira. Também adquire um formato de baile adequando o roteiro à participação de artistas do segmento da dança de salão de cada região onde é realizado, formando um elenco numeroso de dançarinos profissionais, amadores, alunos de academias e projetos sociais, inserido-os num contexto de criação coletiva onde cada um ocupa um lugar adequado à sua função e nível de experiência.

Ficha técnica
Direção e coreografia: João Carlos Ramos
Bailarinos: Flávia Valente, João Carlos Ramos e Michelle Reis
Músicas: Paulo Moura, WB e Peregrino, Lupcínio Rodrigues, Carlos César
Lenzi e Edgardo Donatto, Caetano Veloso, Bebeto, K-Ximbinho e Dolores Duran.
Iluminação: Dom
Figurino: Cia Aérea de Dança

Cia Aérea de Dança
Nascida no Circo Voador, Lapa, Rio de Janeiro, no ano de 1985, não poderia ter tido tempo e espaço mais propícios à fecundação de um trabalho que iria se pautar na diversidade de linguagens e estilos. Criada pelo coreógrafo João Carlos Ramos, baseia-se nos conceitos da dança contemporânea, desenvolvendo um trabalho sempre voltado para a criação de uma arte que tem suas raízes na história e nos modos do povo brasileiro.

**********
Oficina / Debate:
02 à 03 de novembro de 2007

Dar corpo à cena: o teatro na dança.

Ementa:

A oficina tem como objetivo a experimentação de técnicas de teatro. Tal experimentação é dividida em três momentos: um pré-expressivo ou de preparação de uma corporeidade para o teatro; outro de prática de duas poéticas teatrais; e, um terceiro, o da representação propriamente dita. A trajetória da oficina respeitará a seguinte ordem: 1. treinamento corporal-vocal do ator; 2.teatro como jogo. 3. as técnicas teatrais: do teatro dramático ao teatro épico (panorama teórico-prático); e, 4. experimentação de uma estrutura épico-dramática: o “Arena conta Zumbi”.

Carga Horária: 12 horas (distribuídos em três dias)

Facilitador: Prof. Me. Adriano Moraes – UFPEl/IAD

Adriano Moraes possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (2002) e mestrado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, interpretação, dramaturgia, teatro-educação e encenação.

******************

REGULAMENTO

Objetivo
Tem-se como objetivo geral a promoção da cultura afro-brasileira remanescente, uma vez que são muitos os grupos que trabalham com a temática negra no país e fora dele, proporcionando uma data específica na agenda destas Cias. para que o Sul do Rio Grande do Sul, torne-se um lugar referência da cultura afro-brasileira no cenário nacional, expandindo conhecimentos a partir da troca de experiências que se oportunizará com o intercâmbio entre grupos com bagagens tão diferentes de informações.

Da organização
A IV Mostra de Teatro e Dança de Origem Africana tem uma comissão organizadora, responsável pela parte administrativa, executiva, técnica e artística. A sede Operacional do evento está situada na Rua Doutor Amarante, 1009 - cep 96020-720 - centro - Pelotas - RS

Da Inscrição e taxa
As inscrições poderão ser efetuadas a partir do dia 15 de junho de 2007 tendo como prazo de encerramento o dia 06 de outubro de 2007;
As fichas de inscrição devem ser devidamente preenchidas, sem rasuras, observando os itens abaixo:
a) Para cada coreografia deve ser preenchida uma ficha técnica;
b) Devem ser listados na ficha os nomes dos bailarinos/atores, do diretor ou coordenador , do coreógrafo, e se for o caso dos demais assistentes, todos em ordem alfabética;
c) Para efetuar sua inscrição o grupo deverá enviar uma foto 3x4 recente de cada integrante com o nome e função escrita no verso para a confecção dos crachás;
d) Deverá acompanhar ainda a ficha de inscrição do grupo a cópia da RG ou certidão de nascimento de cada bailarino/ator;
e) Para os participantes menores de 18 anos será exigida autorização por escrito dos pais ou responsável.
f) O pagamento das taxas de inscrições por bailarino e 1 assistente obedecerá a seguinte tabela:

GRUPOS LOCAIS E REGIÃO SUL DO ESTADO/RS
R$ 7,00 (SETE REAIS)

GRUPOS DAS DEMAIS LOCALIDADES
R$ 30,00 (TRINTA REAIS)


Obs. 1: o coreógrafo do grupo esta liberado da taxa de inscrição se o mesmo não for integrante da coreografia;
Obs. 2: demais assistentes pagarão o valor de R$ 10,00 (dez reais) em se tratando de grupos locais ou da região sul do estado e de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para grupos das demais localidades.
Obs.3: A taxa de inscrição dos grupos e cias. locais ou da região sul do Estado do RS não dá direito a alojamento e refeições.
Pagando este valor, o coreógrafo e 2 bailarinos/atores por grupo devidamente inscritos terão direito a participar da Oficina de Teatro denominada
Serão considerados inscritos aqueles que enviarem a ficha de inscrição preenchida, acompanhada da documentação solicitada com a cópia do comprovante de depósito bancário. (efetuar depósito em bancos ou lotéricas da Caixa Econômica Federal, agência: 0495 - operação: 013 - conta nº: 00240110-4) enviar via correio para Cia. de Dança Afro Daniel Amaro, endereço: rua. Dr. Amarante n. 1009, Cep: 96020-720 – Pelotas/RS. A coordenação do evento, após conferir documentação, confirmará a inscrição por e-mail ou telefone.

HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Para os grupos oriundos de fora do estado do Rio Grande do Sul, estão incluídos neste valor alojamento e refeições (café da manhã, almoço e janta) nos dias do evento ficando apenas a bebida a cargo dos mesmos.
Os grupos e cias. participantes serão responsáveis por seu transporte até o local do evento e, deste até o seu local de origem.
Os danos materiais que eventualmente ocorrerem nos alojamentos oferecidos pela Comissão Organizadora serão ressarcidos pelo grupo participante.
A organização do evento não se responsabilizará por objetos pessoais e de valores extraviados nos alojamentos, locais de ensaios, apresentações e oficinas.

APRESENTAÇÕES
A iluminação terá afinação única e as trilhas sonoras deverão ser feitas em CD. Cada grupo ou cia. deverá ter um representante credenciado na cabine de som e luz durante o ensaio e a apresentação de cada peça.
Cada cia. terá direito de apresentar no máximo 1 trabalho com o tempo máximo de 20 minutos cada coreografia e 20min. cada esquete teatral.
Não serão permitidos cenários fixos, a tolerância máxima para a colocação ou remoção de objetos cênicos será de 30 segundos.
Os participantes deverão estar presentes no local com 1h de antecedência do horário previsto pra ensaios e apresentações.
A colocação e remoção de objetos cênicos usados durante a apresentação é de inteira responsabilidade do grupo, devendo não prejudicar a apresentação do grupo seguinte.
Será permitida a entrada nos camarins somente dos bailarinos/atores e de um coreógrafo ou coordenador, estes deverão estar devidamente identificados com os crachás disponibilizados pela comissão do evento. Alterações devem ser comunicadas com antecedência.
O cronograma de ensaios e apresentações serão divulgados aos grupos no dia 15/10/07, via E-mail ou ainda estará disponível na página da web: www.ciadanielamaro.com.br (em manutenção)

ENSAIOS
Deverá constar na ficha de inscrição se o grupo optar pelo ensaio.
Os ensaios serão previamente agendados pela Comissão Organizadora e, posteriormente divulgados.
Deverão ser obedecidos os horários e tempos de ensaio.
Os ensaios corresponderão ao dobro de tempo da coreografia ou esquete.

CERTIFICADOS
Todos participantes receberão certificado de participação.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home